
O Festival ABCDança Transpetro é uma mostra de dança em formato de circulação que envolve profissionais, estudantes, produtores culturais e programadores, além do público apreciador das artes do corpo. Agora, em sua 16ª edição, o projeto amplia sua abrangência para além dos territórios que compreendem a região do ABCD Paulista, alcançando outros três municípios da Região Nordeste.
A primeira e a segunda edição, realizadas nos anos de 2005 e 2006, aconteceram na cidade de Diadema, estabelecendo-se como uma janela para um olhar contemporâneo da dança na região.
Com o passar do tempo, criou-se uma rede entre os artistas e o público das cidades do entorno, fazendo com que o festival se expandisse a outras localidades além do município original. Em 2007, foram acrescentados ao seu roteiro as cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. A partir da edição de 2008, o projeto ampliou seu alcance e passou a circular por sete cidades do Grande ABCD, além da capital paulista, criando programações para os municípios de Diadema, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Paulo.

No ano de 2017, o festival trouxe sua primeira atração internacional: a Art Project Bora, uma companhia da Coreia do Sul.
As edições mais recentes expandiram os horizontes da mostra, possibilitando a participação de profissionais de todo o país. O festival já ocupou espaços como o Centro Cultural São Paulo, a Galeria Olido e o Centro de Referência da Dança (CRD), todos na capital paulista. Também realizou ações no Teatro Clara Nunes, de Diadema, e esteve presente nos Teatros Lauro Gomes e Elis Regina, ambos de São Bernardo do Campo. Em São Caetano do Sul, o projeto visitou a Fundação das Artes, o Teatro Santos Dumont e o Teatro Paulo Machado. No município de Santo André, a mostra visitou a Escola Livre de Dança (ELD). Além disso, o festival também esteve presente nos teatros do Sesc Santo André e Sesc Santo Amaro, entre outros espaços cênicos. Assim, vem aumentando o fomento à dança na região, atendendo a uma demanda cada vez mais significativa.
As quatro últimas edições do Festival aconteceram entre 2017 e 2020, acolhendo 11.000 participantes. A 15ª edição, a mais recente, aconteceu durante o primeiro ano de pandemia e contou com adesão totalmente virtual. As residências artísticas resultaram em 15 obras virtuais no formato de videodança.
O Festival também atua na formação e na educação através da dança, por meio de atividades como oficinas, bate-papos e residências artísticas. As ações visam conectar as práticas contemporâneas às tradições, à história, à memória social e às práticas de cultura popular imortalizadas como patrimônio imaterial.
SOBRE A TRANSPETRO
Operando 48 terminais (27 aquaviários e 21 terrestres), cerca de 8,5 mil quilômetros de dutos e 33 navios, a Transpetro é a maior subsidiária da Petrobras. A empresa é a maior companhia de logística multimodal de petróleo e derivados da América Latina. A Transpetro presta serviços a distribuidoras, à indústria petroquímica e demais empresas do setor de óleo e gás. A carteira da subsidiária da Petrobras conta com mais de 160 clientes. No final de 2024, a Transpetro apoiou 28 projetos culturais e esportivos, com o potencial de impactar positivamente cerca de 300 mil pessoas em 64 municípios de todas as regiões do país. Juntos, os contemplados receberam investimentos de até R$17 milhões financiados por meio da Lei Rouanet e da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. As iniciativas escolhidas têm como foco a promoção da educação, a geração de renda e o fortalecimento da cultura brasileira.
SOBRE A ASSOCIAÇÃO PROJETO BRASILEIRO DE DANÇA – APBD
Fundada em 2001 com o objetivo de incentivar a produção artística, formação de plateias e processos de ensino aprendizagem na área da dança, a APBD é parceira da Companhia de Danças de Diadema na realização de diversos projetos desenvolvidos ao longo dos últimos anos, como Pés na Estrada, Festival ABCDança, Mostra Beneficente de Dança, Bailando na Cidade e Trançando as Pernas.